Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Seguidores

VAMOS TREINAR?

Instagram

Translate

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

TREINO PLIOMÉTRICO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Pliometria é uma forma de exercício que busca a máxima utilização dos músculos em movimentos rápidos e de explosão. Seu conceito baseia-se na exploração do músculo em sequências de contrações excêntricas e concêntricas buscando a otimização do mesmo.https://pt.wikipedia.org/wiki/Pliometria


As crianças e os adolescentes precisam participar regularmente de atividades físicas com a finalidade de melhorar e manter a saúde cardiovascular e músculo-esquelética. 

Enquanto meninos e meninas têm sido tradicionalmente incentivados a participar de treinamento aeróbico e atividades de construção de força, um número crescente de crianças e adolescentes estão experimentando os benefícios do treino pliométrico. 

Conhecido primeiramente como "treino de pulo", o exercício pliométrico une força com velocidade de movimento para produzir energia. 

O Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM) afirma que o treinamento pliométrico, considerado anteriormente como um método de condicionamento reservado para atletas adultos, é uma atividade segura, benéfica e divertida para crianças e adolescentes desde que o programa seja devidamente projetado e supervisionado.

   O treino pliométrico condiciona o corpo por meio de exercícios de dinâmica e resistência. Esse tipo de treinamento, normalmente inclui pulos e saltos que exploram o ciclo de contração e relaxamento dos músculos visando aumentar a potência muscular. 

Os exercícios pliométricos começam com um estiramento rápido do músculo (fase excêntrica) e são seguidos por uma contração rápida do mesmo músculo (fase concêntrica). 

Com o treinamento pliométrico, o sistema nervoso é condicionado a reagir mais rapidamente ao ciclo de alongamento-contração.

Esse tipo de treinamento intensifica a capacidade de uma criança aumentar a velocidade de movimento e melhorar a produção de energia. 

A participação regular em um programa de treinamento pliométrico pode ajudar, também, a fortalecer os ossos e facilitar o controle de peso. 

Ademais, o treino pliométrico realizado durante a pré-temporada pode diminuir o risco de lesões esportivas, o que pode ser particularmente benéfico para jovens atletas do sexo feminino, que apresentam um risco maior de lesões no joelho em relação aos jovens atletas do sexo masculino. 

Existem milhares de exercícios pliométricos, que vão dos exercícios de baixa intensidade, com saltos de duas pernas, aos de alta intensidade, como os saltos de profundidade. 

Embora este último seja tipicamente associado como um treinamento pliométrico direcionado ao atleta maduro, os jogos e atividades recreativas comuns, tais como: 


  • amarelinha, 
  • pular corda 
  • e polichinelos 


também podem ser caracterizados como pliométricos porque cada vez que os pés entram em contato com o solo, o quadríceps é submetido ao ciclo estiramento-contração.

 Na verdade, a pliometria é uma parte natural da maioria dos movimentos, como evidenciado pelos pulos e saltos vistos em qualquer pátio de escola. 

 Com um treinador qualificado e instruções adequadas à idade, o treino pliométrico pode ser um método de condicionamento seguro, eficaz e divertido para crianças e adolescentes. 


No entanto, existe um risco potencial de lesões se o volume e a intensidade do treinamento for superior às habilidades dos participantes. 

Crianças e adolescentes devem desenvolver uma base adequada de força antes de participar de um programa de treinamento pliométrico, ou devem simplesmente começar o treinamento com exercícios de menor intensidade e progredir, gradualmente, para os de maior intensidade. 

Embora ainda sejam necessários estudos clínicos para determinar o programa de treinamnto pliométrieco mais eficaz para crianças e adolescentes


  • iniciando com três séries de seis a dez repetições em um exercício para os membros superiores (por exemplo, 
  • lançamentos de bola terapêutica de um quilo) e um exercício com os membros inferiores (por exemplo salto com as duas pernas) 
  • duas vezes por semana em dias alternados parece ser razoável. 


Se várias séries são realizadas, os participantes devem fazer um descanso e recuperação adequados entre elas(por exemplo, de dois a quatro minutos), a fim de repor a energia necessária para realizar a próxima série de repetições com a mesma intensidade.

 Ao contrário dos exercícios de treinamento de força tradicionais, os exercícios pliométricos são realizados de forma rápida e explosiva.E podem ser introduzidos no período de aquecimento ou incorporados às atividades de jogos em grupo.

Dependendo das necessidades e objetivos individuais, o programa de treino pliométrico pode progredir para incluir:

  • múltiplos saltos, 
  • saltos de uma perna 
  • e lançamentos de bola terapêutica de peso leve. A modificação do programa ao longo do tempo ajudará a otimizar os ganhos e evitar e excesso de treinamento.




O COLÉGIO AMERICANO DE MEDICINA DO ESPORTE RECOMENDA:

   As Crianças e adolescentes devem ser fornecidas informações específicas sobre técnicas de exercícios, taxa de progressão e procedimentos de treinamento de segurança (por exemplo, de aquecimento e volta à calma). 


Além disso, devem usar calçados esportivos apropriados e os exercícios pliométricos devem ser executados em superfícies com alguma elasticidade.

   A pliometria não deve ser praticada isoladamente e, sim ser incorporada a um programa de condicionamento global bem elaborado que também inclua treinamento de aeróbica, força, flexibilidade e agilidade.


   O treinamento pliométrico não só torna as crianças e adolescentes mais rápidos e mais explosivos; esse tipo de treinamento pode oferecer consideráveis benefícios para a saúde da população jovem. 


A alegação de que a pliometria é inadequada para meninos e meninas não condiz com as necessidades das crianças e adolescentes ou as suas habilidades físicas. 

O treino pliométrico é um método seguro, vantajoso e divertido de condicionamento para crianças e adolescentes se as diretrizes apropriadas à idade são seguidas, existe orientação qualificada e os interesses individuais são atendidos.

Escrito para o Colégio Americano de Medicina do Esporte por Avery D. Faigenbaum, Ed.D.and Donald A. Chu, Ph.D., PT, ATC

Nenhum comentário:

VEJA SEU IMC-Clique na imagem!

VEJA SEU IMC-Clique na imagem!
Índice De Massa Corpórea

SALVE O PLANETA

SALVE O PLANETA
Preserve o meio-ambiente!...Clique na Imagem!